Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Segunda-feira é de sol em SC e RS, mas previsão aponta para retorno da chuva na terça-feira

Tamanho da letra A+ A-
Sul do país tem previsão de chuvas e geadas nos próximos dias

A segunda-feira, 7, tem nebulosidade variável, com presença de sol em SC no decorrer do dia. O vento, de Nordeste a Noroeste, tem intensidade fraca a moderada, com rajadas à tarde. Segundo a Epagri/Ciram, a temperatura permanece baixa durante a madrugada e o amanhecer, mas sofre elevação à tarde.

Os termômetros devem marcar 18ºC na Serra e entre 22ºC e 25ºC nas demais regiões.   

Já na terça-feira, 8, uma frente fria se desloca rapidamente por SC. A previsão é de aumento de nuvens no estado, provocando pancadas de chuva no decorrer da tarde do Oeste ao Litoral Sul, e à noite no restante do estado.

A quarta-feira, 9, deve amanhecer com céu encoberto e condição de chuva da Serra ao Litoral. No decorrer do dia, sol entre algumas nuvens em todas as regiões. A emperatura fica mais baixa ao amanhecer e à noite, e agradável durante o dia.

Novas frentes frias chegam ao Riom Grande do Sul nos próximos 15 dias

Apesar da segunda-feira (7) amanhecer com o céu limpo e sem previsões para chuvas, essa não será a marca da semana. A partir da terça-feira (8), uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e provoca chuvas bem mais generalizadas e em melhores volumes em todas as regiões produtoras do estado. Isso eleva os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições para o desenvolvimento das lavouras de trigo e para o preparo do solo para o plantio de arroz. 

Como o bloqueio atmosférico já se rompeu, novas frentes frias estão previstas para os próximos 15 dias, o que proporciona um agosto bem mais chuvoso, com volumes acumulados muito próximos das médias históricas. Por isso, o rápido avanço no preparo do solo será de fundamental importância neste ano, já que os modelos de previsão de chuvas para setembro e outubro são um pouco mais chuvosos, o que poderia atrapalhar muito o pleno andamento do plantio, já a partir de 15 de setembro.

Com relação ao frio, não há nenhum indicativo de que venha ocorrer geadas nesses próximos 10 dias. A análise do tempo é do Instituto Climatempo, em seu boletim semanal especialmente produzido para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Confira a previsão do tempo diariamente no site do Irga clicando aqui.

Artur Hugen, com informações dos GSC e RS/Foto: Climatempo/Jaime Tavares/Secom