Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sancionada lei que denomina Travessia Paixão Côrtes ponte sobre o Rio Guaíba

Tamanho da letra A+ A-
A ponte é a maior já construída no estado, com aproximadamente três quilômetros de extensão

A Lei sancionada nomeia João Carlos D’Avila Paixão Côrtes, mais conhecido como Paixão Côrtes, a segunda ponte sobre o rio Guaíba na BR-290. O ícone da cultura gaúcha foi um grande pesquisador da cultura sul-Rio-grandense, escreveu e editou vários livros sobre a literatura do estado e se dedicou à renovação do gaúcho cívico, à formalização das tradições gaúchas e à militância tradicionalista.

O projeto de lei é iniciativa do deputado federal Sanderson, do PSL do Rio Grande do Sul. O relator no Senado, Lasier Martins, do Podemos Gaúcho, considera a homenagem muito válida já que Paixão Côrtes foi muito importante para a cultura gaúcha.

O homenageado, a par de sua formação acadêmica, dedicou-se à renovação do gauchismo cívico, à formalização das tradições gaúchas e à militância no movimento tradicionalista.

Eu quero acrescentar que hoje Paixão Côrtes é o maior símbolo do gauchismo. Inclusive, há muitos anos, tem uma estátua na entrada de Porto Alegre, à frente do aeroporto, a estátua de Paixão Cortes. Por todas essas razões, consideramos justa e merecida a homenagem proposta a Paixão Côrtes, o maior gaúcho de todos os tempos, por sua dedicação à cultura gaúcha e ao movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul.

A Travessia Paixão Côrtes é a segunda ponte sobre o rio Guaíba, na BR-290, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e é a maior já construída no estado com cerca de três quilômetros de extensão.

Fonte Agência Senado Sob a supervisão de Hérica Cristian, da Rádio Senado/texto: Carol Teixeira/Agência Senado/Fotos: Divulgação