Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Senadores debatem estrutura de escolas para êxito no ensino

Tamanho da letra A+ A-
Senador Flávio Arns(PODEMOS-PR)

Na reunião da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia desta segunda-feira (15), o tema central do debate foi a questão da infraestrutura nas escolas para uma educação de qualidade.

 

A coordenadora-geral de Infraestrutura Educacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Talita Dal Bosco, detalhou o Plano de Ações Articuladas (PAR), que é uma estratégia de assistência técnica e financeira que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de políticas educacionais. Ele é dividido em eixos: apresentação da demanda, desempenho, sustentabilidade, especificações e orçamento.

 

Para isso, segundo a coordenadora, é possível a elaboração de projetos de qualidade para construção, reforma e ampliação das escolas. “Esses projetos levam em consideração aspectos como materiais duradouros, baixo custo de manutenção, aumento da vida útil de sustentação das edificações e segurança”, afirmou.

 

O professor da USP e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, alertou para as desigualdades da infraestrutura escolar e o atraso na educação, tendo como parâmetro o  Indicador de Nível Sócio Econômico (INSE), que tem como objetivo classificar cada escola em agrupamentos segundo a posse de bens, a renda e outros fatores das famílias dos alunos que ela atende.

 

“Os mesmos serviços básicos faltam aos alunos de menor nível socioeconômico dentro dos prédios escolares e diferencia a educação ofertada aos diferentes grupos sociais. Isso pode ser constatado, por exemplo, na oferta de computadores, copiadoras, impressoras e alimentação”, afirmou.

 

Os participantes concordaram que é fundamental uma infraestrutura adequada escolar para que os professores possam ensinar e os alunos aprenderem.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do senador Flavio Arns/foto: Greicy Pessoa