Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

LULA NO STJ: Lula ao visitar os ministros do STJ disse que espera trazer a normalidade ao país e que vai buscar que cada poder exerça suas funções com responsabilidade

Tamanho da letra A+ A-
Lula reunião com ministro do STF( Foto: flick do STJ)

(Brasília-DF, 20/12/2022) Nessa segunda-feira, 19, o presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva(PT) completou o “tour” entre as mais importantes esferas de poder em Brasília(DF). Ele que depois de eleito tinha ido ao encontro dos chefes dos poderes e foi na posse do TCU. Hoje, ele fez uma visita ao maior e mais importantes tribunal federal do País.  Lula fez uma visita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde foi recebido pela presidente da corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e pelo vice-presidente, ministro Og Fernandes. O encontro durou cerca de uma hora.?????????

Lula defendeu uma relação harmônica entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. "Espero poder unificar o país e trazer o Brasil de volta à normalidade. Queremos tratar o Judiciário da forma mais digna possível, com cada poder conseguindo desempenhar a sua função com responsabilidade", afirmou o presidente eleito.

A ministra Maria Thereza destacou que o tribunal e seus ministros atuam em defesa da democracia e de um Judiciário independente e íntegro.

"Queremos um Poder Judiciário forte e comprometido com a democracia", ressaltou a presidente do STJ.

Também participaram da reunião as ministras Laurita Vaz, Isabel Gallotti e Assusete Magalhães, e os ministros João Otávio de Noronha, Humberto Martins, Herman Benjamin, Jorge Mussi, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Antonio Carlos Ferreira, Sebastião Reis Júnior, Marco Buzzi, Marco Aurélio Bellizze, Sérgio Kukina, Moura Ribeiro, Rogerio Schietti Cruz, Gurgel de Faria, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas, Antonio Saldanha Palheiro e Joel Ilan Paciornik.

O total de ministro do STJ é originalmente de 33 membros.

Lula com o conjunto dos ministros do STJ, a grande maioria da corte, em posse nesta segunda-feira

Fechamento do ano

Lula esteve no STJ num dia especial, o chamando encerramento do Ano do Judiciário.

O ano de 2022 foi marcado por um novo recorde do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que atingiu a marca de 577.707 julgamentos, considerados os chamados recursos internos (agravo interno, agravo regimental e embargos de declaração).

O número é 4,6% superior ao registrado em 2021 e representa uma média diária de 1.580 decisões. Do total de julgamentos, 462.965 foram monocráticos e 114.742, colegiados. O STJ reduziu o estoque processual pelo quinto ano seguido. Atualmente, 268.314 processos estão em tramitação no tribunal, incluindo 84 casos afetados ao rito dos recursos repetitivos.

No balanço das atividades feito na sessão da Corte Especial que marcou o encerramento do ano judiciário, nesta segunda-feira (19), o vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes, destacou os ganhos de produtividade do tribunal evidenciados pelos números

(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)