Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

NA POSSE: Além de todas as forças de segurança do GDF e Guarda Nacional, 1000 membro da Polícia Federal vão atuar na posse do “Lula 3”

Tamanho da letra A+ A-
Mil PF's vão estar na posse( Foto: Arquivo)

(Brasília-DF, 29/12/2022) A posse presidencial para o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva(PT) neste domingo, 1º de janeiro 2023, terá um dos maiores aparatos de segurança da história, justo no momento em que muitos chefe de Estado e do Governo no Mundo virão a Capital Federal. Depois de confirmado que todo o aparelho de segurança do Governo do Distrito Federal e que a Força Nacional também irá atuar, se soube hoje que a Polícia Federal vai colocar 1 mil de seus membros na ação.

A Polícia Federal integra o Centro Integrado de Operações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e atua em conjunto com as demais forças de segurança em prol dos eventos da posse presidencial, de forma a não somente cumprir com suas atribuições legais como também garantir, de forma eficiente e eficaz, a proteção das autoridades sob sua responsabilidade.

Atuam na operação de segurança mais de mil policiais federais capacitados na área de segurança dignitários, inteligência, entre outros. A proteção de cada autoridade passa por análise de risco, que indica o nível de proteção adequado e o aparato de segurança que será colocado à disposição. Novos fatos sempre são levados em consideração e, se necessário, podem levar a eventual majoração da proteção e a readequações no planejamento operacional, o qual é dinâmico.

A inteligência da Polícia Federal também acompanha as movimentações e eventos adversos desde o fim do 2º turno das Eleições, coletando dados e agindo de maneira integrada com as demais forças de segurança. Diversos relatórios estão sendo produzidos, servindo de assessoramento aos dirigentes, a fim de proporcionar a tomada de decisões para a manutenção da ordem pública.

A Polícia Federal  informa que “segue atenta, agindo de forma preventiva e repressiva, em conjunto com as demais forças policiais.”

 

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)