Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

OPINIÃO INTERNACIONAL: Apesar dos sinais de resiliência e da reabertura da China, a economia global continuará desacelerando

Tamanho da letra A+ A-
Credit: Adobe Stock and IMF

Por Pierre-Olivier Gourinchas, diretor de Pesquisa do FMI

Espera-se que a economia global experimente uma desaceleração este ano, antes de começar a se recuperar no próximo ano. O nível de crescimento continuará fraco para os padrões históricos, já que as medidas de combate à inflação e à guerra da Rússia na Ucrânia pesam sobre a atividade econômica.

Apesar desses ventos contrários, as perspectivas são menos sombrias em comparação com a previsão que fizemos em outubro. Poderíamos ver um ponto de inflexão, com o crescimento chegando ao fundo do poço e a inflação caindo.

O crescimento econômico mostrou resiliência inesperada no terceiro trimestre do ano passado, graças a um forte mercado de trabalho, forte consumo das famílias e investimento empresarial, e ajuste em curso, mostrou-se mais forte do que o esperado para a crise energética na Europa. A situação da inflação também melhorou e as medidas gerais tomadas pela maioria dos países agora são reduzidas. No entanto, o núcleo da inflação, que exclui preços mais voláteis de energia e alimentos, ainda não atingiu o pico em muitos países.

Em todos os outros lugares, a reabertura repentina da China está abrindo caminho para uma rápida recuperação da atividade. O alívio das pressões inflacionárias melhorou as condições financeiras globais. Essa tendência, juntamente com o enfraquecimento do dólar americano em relação ao seu recorde em novembro, está proporcionando algum alívio para os países emergentes e em desenvolvimento.

Como resultado, revisamos ligeiramente para cima nossa previsão de crescimento para 2022 e 2023. Espera-se que o crescimento econômico global desacelere de 3,4% em 2022 para 2,9% em 2023, antes de subir para 3,1% em 2024.

A desaceleração será mais acentuada nos países avançados, com a taxa de crescimento caindo de 2,7% no ano passado para 1,2% este ano e depois para 1,4% no ano que vem. Uma desaceleração provavelmente será observada em nove entre dez países avançados.

Nos Estados Unidos, o crescimento desacelerará para 1,4% em 2023, devido ao impacto na economia do Federal Reserve elevando as taxas de juros. Na Zona Euro, as condições serão mais difíceis, apesar dos sinais de resiliência à crise energética, do inverno ameno e das generosas medidas de apoio fiscal. Num cenário de aperto da política monetária por parte do Banco Central Europeu e de um choque nos termos de troca, devido ao aumento do preço da energia importada, esperamos que o crescimento desça para o seu nível mais baixo, em 0,7%, este ano .

O crescimento do grupo de países emergentes e em desenvolvimento já chegou ao fundo do poço. Espera-se que suba ligeiramente para 4% este ano e 4,2% no próximo ano.

Restrições e surtos de COVID-19 na China prejudicaram a atividade econômica no ano passado. Com a reabertura da economia, prevemos uma recuperação do crescimento para 5,2% este ano, graças à recuperação da atividade e da mobilidade.

A Índia continua a ser uma feliz exceção. Juntamente com a China, contribuirá com metade do crescimento global este ano, em comparação com apenas um décimo dos Estados Unidos e da zona do euro juntos. Prevê-se que a inflação global diminua este ano, mas até 2024 a média anual projetada da inflação nominal e da inflação não energética e alimentar permanecerá acima dos níveis pré-pandêmicos em mais de 80% dos países.

A perspectiva mantém-se inclinada para baixo, embora os riscos negativos tenham diminuído desde outubro e alguns fatores positivos tenham ganhado força.

Do lado negativo:

A recuperação na China pode ser interrompida no caso de uma perturbação econômica maior do que o previsto devido às ondas atuais ou futuras de infecções por COVID-19 ou uma desaceleração mais acentuada no setor imobiliário do que o esperado.

O nível de inflação pode continuar teimosamente alto, em meio à escassez de mão de obra e pressões salariais crescentes, o que exigiria políticas monetárias mais apertadas e levaria a um enfraquecimento mais acentuado da atividade

Uma escalada da guerra na Ucrânia continua sendo uma grande ameaça à estabilidade global e pode desestabilizar os mercados de energia e alimentos e fragmentar ainda mais a economia global

Uma revisão repentina de preços nos mercados financeiros, por exemplo em resposta a um aumento inesperado da inflação, pode levar a condições financeiras mais restritivas, especialmente em países emergentes e em desenvolvimento

Pelo lado positivo :

Fortes balanços das famílias, juntamente com escassez de mão de obra e crescimento robusto dos salários, podem ajudar a sustentar a demanda privada, mas isso pode complicar a luta contra a inflação

O desgargalamento das cadeias de suprimentos e o arrefecimento dos mercados de trabalho, impulsionados por vagas de emprego mais baixas, podem permitir um pouso suave e um aperto monetário menos pronunciado

Prioridades para a ação pública

Os dados de inflação são animadores, mas a batalha está longe de ser vencida. Os efeitos da política monetária começam a fazer-se sentir, nomeadamente com o abrandamento da construção de novas habitações em muitos países. No entanto, as taxas de juros ajustadas pela inflação permanecem baixas ou mesmo negativas na zona do euro e em outros lugares, e há uma incerteza considerável sobre a velocidade e eficácia do aperto monetário em muitos países.

Em países onde as pressões inflacionárias ainda são muito fortes, os bancos centrais devem aumentar e depois manter as taxas de juros reais acima do ponto neutro até que o núcleo da inflação comece uma trajetória descendente decisiva. Facilitar muito cedo corre o risco de reverter todos os ganhos.

A situação financeira continua frágil, especialmente porque os bancos centrais estão entrando em território desconhecido com o plano de reduzir seus balanços. Os riscos crescentes devem ser monitorizados e as vulnerabilidades abordadas, nomeadamente no setor da habitação ou no setor financeiro não bancário menos regulamentado. Na medida do possível, os países emergentes devem permitir que suas moedas se ajustem ao aperto das condições monetárias globais. Quando apropriado, intervenções cambiais ou medidas de fluxo de capital podem ajudar a suavizar a volatilidade excessiva ou a volatilidade não relacionada aos fundamentos econômicos.

Vários países responderam à crise do custo de vida prestando assistência a indivíduos e empresas, usando medidas gerais e não direcionadas que ajudaram a amortecer o golpe. Muitas dessas medidas têm se mostrado caras e cada vez mais insustentáveis. Em vez disso, os países devem adotar políticas direcionadas que preservem o espaço fiscal, permitam que os altos preços da energia reduzam a demanda de energia e evitem estimular demais a economia. 

As medidas do lado da oferta também têm um papel a desempenhar. Eles podem ajudar a remover as principais restrições ao crescimento, melhorar a resiliência, aliviar as pressões de preços e promover a transição ecológica. Isso ajudaria a mitigar as perdas cumulativas de produção desde o início da pandemia, especialmente em países emergentes e de baixa renda.

Último ponto, a fragmentação geoeconômica é acentuada. Precisamos fortalecer a cooperação multilateral, especialmente em áreas fundamentais de interesse comum, como comércio internacional, ampliação da proteção do sistema financeiro global, preparação para a saúde pública e transição climática.

Não estamos vendo uma deterioração nas perspectivas econômicas globais desta vez. Esta é uma boa notícia, mas não é suficiente. O caminho para a recuperação total, juntamente com o crescimento sustentável, preços estáveis ??e progresso para todos, está apenas começando.

( Blog FMI, edição 31/01/2023 )