Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

NOVO COMANDO: Décio Lima deve assumir a presidência do Sebrae Nacional nesta segunda-feira, 10 de abril

Tamanho da letra A+ A-
Décio Lima sendo recebido por Lula no Planalto( foto: divulgação)

(Brasília-DF, 09/4/2023) O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indicou o ex-deputado federal Décio Lima (PT) para a presidência nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Décio assume o cargo após a renúncia do ex-diretor-presidente Carlos Melles que se deu no último dia 29 de março.

O órgão tem 2.649 pontos de atendimento espalhados pelo país e está implantando uma agência de financiamento orientada para pequenas empresas. Uma nova reunião deve acontecer nos próximos dias para os encaminhamentos da posse, que deve ocorrer no dia próximo dia 10 de abril.

“O Sebrae não poderia ser um partido, muito menos, um partido de oposição. O serviço nasceu para ser o parceiro dos micro e pequenos empreendedores, parceiro da democracia e parceiro do governo do presidente Lula no próximo período”, afirmou Décio Lima.

Desde o início de março, já se sabia que o Planalto, numa articulação do ex-presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, defendia a mudança de todo o comando do Sebrae que tinha sido reeleito ainda no ano passado, mas Carlos Melles tinha apoios em diversas entidades com peso no setor, como a CNI. Para uma mudança no comando da instituições seria necessária uma maioria entre os 15 membros do Conselho Nacional do Sebrae. No final de março, se chegou a maioria de 11 votos, então Melles antes de ser destituído, renunciou. Vão ser mantidos o diretor técnico Bruno Quick e a diretora financeira, Margarete Coelho.  A posse deverá ser nesta segunda-feira, 10 de abril.

Perfil

Ex-deputado federal, Décio Lima disputou o governo do estado de Santa Catarina pelo Partido dos Trabalhadores contra o atual governador Jorginho Mello (PL). É advogado e tem experiência junto ao setor de micro e pequenas empresas. Décio é casado com a deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) e, atualmente, é presidente estadual do PT em Santa Catarina.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)