Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

MUDANÇA DE COMANDO: Décio Lima é eleito presidente do Sebrae Nacional

Tamanho da letra A+ A-
Décio Lima com Lula e Paulo Okamoto( Foto: Twitter)

(Brasília-DF, 10/04/2023) Na tarde desta segunda-feira, 10, o catarinense Décio Lima, ex-deputado federal e ex-prefeito de Blumenau(SC) foi eleito pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN) para ser o diretor-presidente da instituição pelos próximos quatro anos. O diretor-técnico, Bruno Quick, e a diretora de Administração e Finanças, Margarete Coelho, continuam nos cargos ocupados.

Décio Nery de Lima é natural de Itajaí (SC) e formado em Ciências Sociais e em Direito. Foi prefeito durante dois mandatos consecutivos da cidade de Blumenau (SC) e teve como marca da sua gestão a implantação de programas de inclusão social e modernização urbana. Também ocupou o cargo de superintendente do Porto de Itajaí, um dos mais importantes complexos portuários do Brasil, sendo responsável pela captação do maior volume de investimentos em toda sua centenária história. Elegeu-se três vezes deputado federal por Santa Catarina. Décio Lima é casado com a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) e tem dois filhos.

Bruno Quick, que já ocupa o cargo de diretor-técnico do Sebrae Nacional, tem longa trajetória na instituição, onde já atuou também como gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial. Quick é engenheiro civil e especialista em Políticas Públicas pela Unicamp. Margarete Coelho é advogada e especialista em direito eleitoral, constitucional e processual. Nascida em São Raimundo Nonato (PI), foi a primeira mulher a se tornar vice-governadora do Piauí e também foi deputada federal.

Como foi

Décio Lima ocupa o lugar do então presidente da instituição Carlos Melles, que ocupou o cargo de 2019 até 2022 e tinha sido reeleito para novo quadriênio, mas renunciou ao cargo.  Ele tinha sido eleito por influência do então ministro da Economia, Paulo Guedes, conterrâneo de Melles numa ação política que destituiu o ex-deputado federal João Henrique Sousa(MDB-PI) que tinha sido eleito para o cargo ainda no final do Governo Temer. Melles renunciou, pois agentes do Governo Lula 3 não desejavam que um “bolsonarista” ficasse no cargo.

Na prática, Melles renunciou ao cargo face a uma pressão semelhante a vivida por João Henrique Sousa, no início de 2019.  Naquela época Paulo Guedes não queria no Sebrae alguém do Governo anterior. Como o Governo Federal tem poder de influência na composição do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) se viu em 2023 o mesmo que se viu em 2029. Naquela oportunidade, João Henrique não renunciou e foi destituído cargo.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)