Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Indigo lança bionematicida exclusivo e inédito no Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Pseudomonas oryzihabitans são bactérias especialmente adequadas para o manejo porque são capazes de crescer em uma ampla faixa de temperatura, pH e salinidade

A Indigo, empresa de tecnologia que desenvolve produtos biológicos e soluções de crédito com o objetivo de promover uma agricultura mais sustentável, lança seu primeiro bionematicida no Brasil.

A tecnologia exclusiva, batizada de biotrinsic bionematicida, é a primeira do país desenvolvida à base de Pseudomonas oryzihabitans, um microorganismo endofítico naturalmente encontrado nos tecidos das plantas, que possibilita uma melhor absorção e eficiência em menor tempo.

O diretor de biológicos Latam da Indigo, Reinaldo Bonnecarrere, explica que as Pseudomonas oryzihabitans são bactérias especialmente adequadas para o manejo porque são capazes de crescer em uma ampla faixa de temperatura, pH e salinidade. Elas têm capacidade de metabolizar uma grande variedade de compostos orgânicos, o que ajuda na absorção de nutrientes, na proteção contra patógenos e no estímulo ao crescimento da planta.

“A Indigo tem hoje o maior banco de microrganismos do mundo, contamos com mais de 70 mil cepas e temos identificados mais de 350 diferentes gêneros de bactérias e fungos. Unimos pesquisa avançada no campo, com ferramentas de inteligência artificial, para desenvolvermos o melhor produto, a partir das cepas mais eficazes, resistentes e compatíveis com todos os tipos de defensivos, fertilizantes e métodos de plantio”, explica.

No combate aos nematoides de solo, o biotrinsic bionematicida tem performance premium contra alvos como cisto (Heterodra glycines), galha (Meloidogyne incognita) e lesão (Pratylenchus brachyurus), responsáveis por danos significativos às lavouras. O lançamento Indigo se provou capaz de controlar todos os estágios do desenvolvimento do nematoides, garantindo plantas e solo mais saudáveis em todas as culturas.

Segundo Bonnecarrere, os danos causados pelos nematoides podem variar de acordo com o tamanho de sua população e espécie, a cultura e as condições ambientais. “São vermes microscópicos, se alimentam das raízes das plantas, danificando o sistema radicular. Isso afeta a absorção de água e nutrientes pelas plantas. As lesões causadas pelos nematoides nas raízes são a porta de entrada de patógenos que causam doenças fúngicas e bacterianas, tornando as culturas mais vulneráveis a infecções”. Em ambas as situações, os danos se refletem na qualidade e na produtividade das culturas.

Com a tecnologia inédita do biotrinsic bionematicida registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Indigo reforça o compromisso com o desenvolvimento de uma agricultura de alta produtividade e sustentabilidade. “A Indigo cria soluções para resolver um dos grandes desafios da agricultura, que é o aumento da produtividade de forma sustentável, com menor impacto ambiental. O nosso projeto é desenvolver produtos biológicos a partir de inovação, com microrganismos e novas tecnologias”, diz.

Da Redação: com informações de Sucesso no Campo: Texto:  Ludymila Marques: foto: Assessoria de \Imprensa; Edição: Artur Hugen