Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Frio intenso, geada persistente e nove dias abaixo de Zero nas serras catarinense-gaúcha

Tamanho da letra A+ A-
Rota"Caminhos da Neve" - BR-438 entre SC e RS

A Serra Catarinense, especialmente um local conhecido como o Vale Caminhos da Neve, a 3km do centro de São Joaquim, enfrenta uma onda de frio intenso que tem causado temperaturas extremamente baixas e geada persistente. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET),

O Vale registrou a marca de -1.9ºC trazendo uma geada considerável que recobriu os campos nas áreas de baixadas. A queda nas temperaturas tem afetado toda a região, com diversas cidades registrando mínimas bastante baixas.

O mesmo acontece  com os campos de cima da cima da serra, Bom Jesus,  Ausentes,Cambará do Sul, São Chico, Canela Gramado.

Confira a tabela abaixo com algumas das temperaturas mínimas registradas nos municípios catarinenses:

Temperatura Mínima (ºC) | Cidade

-4.5 São Joaquim/PWS
-3.0 Bom Jardim da Serra/Epagri
-3.8 Painel/PWS
-1.4 Urupema/Epagri
-1.3 Urubici/Epagri
0.2 Fraiburgo/Roberto
0.7 Lages/L. Régis/PWS
3.2 Pinheiro Preto/Frutas Perazzoli
3.3 Água Doce/DSoares
3.5 Otacílio Costa/Epagri
3.7 Abelardo Luz/PWS
3.7 Caçador/Epagri

(dados compilados em estações padronizadas governamentais e particulares)

O frio intenso e a geada que cobrem região, trazem consigo uma beleza incomparável em suas paisagens. Com a chegada do frio, as temperaturas baixas transformam a vegetação e superfícies em um cenário de conto de fadas.

A geada, em especial, pinta delicadamente cada folha e cada ramo com um manto branco, criando uma atmosfera mágica e encantadora. As árvores e os campos se transformam em verdadeiras obras de arte congeladas, com cristais de gelo reluzentes sob os raios de sol. As montanhas e os vales, envoltos em neblina gelada convidando os visitantes a explorar essa paisagem única. É um espetáculo da natureza que encanta os olhos e aquece o coração. Um destino procurado por aqueles que desejam vivenciar a beleza das nuances do inverno,  admirar as paisagens deslumbrantes que o frio e a geada proporcionam.

Fonte; São Joaquim Online - Climaterra – Fotos: Mychell Legnagi – Postado  Por Artur Hugen

 

Agora é lei! Roteiro turístico Caminhos da Neve em SC e RS é sancionado; entenda

Duas das regiões mais bonitas do país, a serrana e gaúcha, tiveram o projeto lei que cria o Roteiro Turístico Caminhos da Neve, entre elas, sancionado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. A medida foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (19).

O roteiro turístico é baseado na incidência de neve no inverno e no ecoturismo, comumente vistos nas regiões. A ligação entre dois polos turísticos de expressão – Florianópolis, capital catarinense e um dos grandes destinos do país, e Gramado, uma das cidades protagonistas gaúchas, é apontada como uma grande oportunidade turística da rota. A rota, agora, pode receber apoio direto de programas federais voltados à regionalização turística, promovendo a valorização do legado cultural e histórico, além da conservação das biodiversidades. O projeto de pavimentação integral do trecho impulsionou os defensores por conta das belezas que margeiam a estrada.

Veja os municípios catarinenses que estão no Roteiro Turístico Caminhos da Neve:

  • Anitápolis, Alfredo Wagner, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, Painel, Rancho Queimado, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema, no Estado de Santa Catarina.

Conheça os municípios gaúchos que estão na rota:

  • Bom Jesus, Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.

Proveniente do projeto de lei (PL) 1.931/2019, a criação do rota Caminhos da Neve foi aprovada em abril pelo Senado, e teve como relatora a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC). Para ela, a nova rota deve fomentar o turismo das Serras Catarinense e Gaúcha, promovendo a valorização do legado histórico e cultural, e a conservação dos ecossistemas existentes na região.

“As particularidades climáticas, em especial pela ocorrência de neve no inverno, tornam única essa região. A região das serras tem flora e fauna específicas, além de monumentos culturais, históricos e ambientais de grande valor. Poderemos gerar empregos diretos e indiretos e atrair novos investimentos”, destacou a senadora, quando a proposta foi aprovada no Senado.

Fonte: Assessorias, Agência Senado e São Joaquim Online: Foto: Divulgação – Postado por Artur Hugen