Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

São Joaquim atinge marca de 100 Geadas em 2023. E, mais: Ponte sobre o Rio Pelotas está aberta ao trânsito

Tamanho da letra A+ A-
Representa a vitória de uma luta incansável que durou mais de 40 anos. A ponte nova é segura e dá passagem com qualquer tipo de clima, chuvas, geadas, neve, além de que vai impulsionar um gigantesco desenvolvimento da região

São Joaquim, registrou a sua centésima geada em 2023. Além disso, a cidade iniciou o mês de setembro com uma bela paisagem branca, graças às baixas temperaturas que proporcionaram a formação de uma fina camada de gelo nos campos e vegetação, característico da região serrana.

E, para alegria de centenas de moradores da região e visitantes, está aberta, por determinação do prefeito, Giovani Nunes, o trânsito na Ponte das Goiabeiras.

O vale “Caminhos da Neve”, situado na Rota que interliga Urubici, São Joaquim à Bom Jesus e Gramado no RS, registrou mais uma vez, o deslumbrante espetáculo natural. A geada cobriu a região deixou São Joaquim com a paisagem de inverno.

Os campos da região catarinense, inclusive, os Campos de Cima da Serra gaúcha, amanheceram esbranquiçados, recobertos por uma fina camada de gelo, e os animais tiveram dificuldade para pastar com a vegetação congelada nas primeiras horas do dia.

Fim do tormento

A inauguração da obra da nova ponte ainda não está oficializada,

mas, por determinação do prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes,  foi retirado os obstáculos que restringiam o acesso a nova ponte e já está aberta ao trânsito, pondo fim ao tormento de mais de quatro décadas vividos pela comunidade e aventureiros que se arriscavam a atravessar pela ponte rasteira. Representa a vitória de uma luta incansável que durou mais de quatro décadas. A ponte nova é segura e dá passagem com qualquer tipo de clima, chuvas, geadas, neve, além de que vai impulsionar um gigantesco desenvolvimento da região.

 

O Frio

De acordo com Ronaldo Coutinho, meteorologista do Climaterra, as temperaturas mais baixas registradas no estado de Santa Catarina foram notáveis. São Joaquim registrou a menor temperatura, com apenas 0,5°C, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Bom Jardim e Urubici, de acordo com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), também enfrentaram temperaturas extremamente baixas, com 0,7°C e 3,3°C, respectivamente. Urupema não ficou muito atrás, marcando 5,1°C, demonstrando que a serra catarinense permanece como um dos locais mais propensos a registrar as baixas temperaturas no Brasil.

Esse evento climático não apenas encantou os moradores locais, mas também ressaltou a importância das condições meteorológicas na região para a agricultura, especialmente para a produção de maçãs, um dos principais produtos agrícolas de São Joaquim. O clima rigoroso na serra catarinense desempenha um papel crucial na qualidade e no ciclo de cultivo das maçãs, sendo monitorado de perto pelos agricultores locais.

Fonte: NotiserraSC, com texto e fotos de Wagner Urbano – Fotos abaixo: Wagner Urbano e WatsApp do Grupo “Caminhos da Neve”) Edição, por reporterarturhugenbrasil