Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

“Distritão visa manter no poder o grupo que dá sustentação às políticas que retiram direitos”, afirma Pepe Vargas

Tamanho da letra A+ A-
Deputado Pepe Vargas(PT-RS), intenção da base governista é aprovar o “distritão” para perpetuar a política instalada com apoio majoritário da Câmara

Na manhã desta quinta-feira (10), o deputado Pepe Vargas (PT-RS) (PT-RS) afirmou na tribuna da Câmara que a intenção da base governista é aprovar o “distritão” para perpetuar a política instalada com apoio majoritário da Câmara.

A proposta que institui o voto majoritário para deputados federais e estaduais e para vereadores nas eleições de 2018 e 2020 foi aprovado na madrugada desta quinta-feira pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) e deve ser votado no plenário já na próxima semana.

Para Pepe, esse sistema resultará na eleição de quem tem mais dinheiro e impedirá a renovação do Congresso Nacional. “Esse é o pior modelo que querem implementar com essa reforma política para manter uma maioria que está dando sustentação a um conjunto de políticas lesivas à população brasileira. Já aprovaram uma reforma trabalhista que fragiliza os trabalhadores em relação ao capital, que vai produzir arrocho salarial, precarização e agora querem aprovar uma reforma da Previdência que retira os direitos de aposentadoria de milhões de pessoas”. Pepe também conclamou a população brasileira a reagir e dizer “não a esse estado de coisas, a Temer e à sua base”.

Comissão

A Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados aprovou, por 25 votos a favor e 8 votos contrários e na calada da noite (a votação terminou praticamente à meia-noite) o texto do relator Vicente Cândido (PT-SP) que prevê a criação do Fundo Especial de Financiamento da Democracia (FFD), também conhecido como “bolsa político”, o qual utilizará até 3,6 bilhões de reais (0,5% da receita corrente líquida do governo em 12 meses) dos pagadores de impostos brasileiros para financiar as campanhas eleitorais em 2018.

Artur Hugen, com informações do AI, Claiton Stumpf/Foto: Divulgação