Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Alesc, homenageia pessoas que contribuíram com o turismo, mas esquece de Wirto Schaefer

Tamanho da letra A+ A-
A partir de 2002, quando Wirto se fixou em Urubici, realizou uma divulgação constante articulada estrategicamente, quando agilizou a integração entre os dois maiores polos turísticos do Sul do país: Gramado e Florianópolis

A Alesc, promoveu, por iniciativa do deputado Volvei Weber (MDB), homenagem a instituições e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento turístico nos últimos 50 anos, em Santa Catarina. O parlamentar lembrou que o turismo é responsável por 12,5% do PIB de SC, que possui o segundo movimento turístico entre os estados brasileiros, com atrações o ano inteiro.

Porém, não lembrou ou por descaso da organização, deixou de fora, um dos mais importantes personagens que muito fez pelo desenvolvimento turístico no estado.  Falo de um desbravador que de forma ímpar construiu quatro hotéis e o primeiro Centro de Convenções de Florianópolis, nas dependências do Itaguaçu Park Hotel e construiu ainda outros três hotéis: Treze Tílias Park Hotel, o São Joaquim Park Hotel e o Urubici Park Hotel.

Wirto é um verdadeiro pioneiro da indústria do turismo, pois além de fazer obras importantes de infraestrutura para receber turistas realizou uma divulgação espontânea na mídia nacional destacando Santa Catarina em vários momentos.

Exemplos

O legendário Wirto Schaeffer, desde jovem, sempre demonstrou sua paixão pelo turismo e desenvolveu um destacado trabalho pela atividade ao longo de anos e anos.

A partir de 2002, quando Wirto se fixou em Urubici, realizou uma divulgação constante articulada estrategicamente, quando agilizou a integração entre os dois maiores polos turísticos do Sul do país: Gramado e Florianópolis.

Com diálogo aberto Wirto impulsionou o desenvolvimento de Urubici, primeiro reunindo os empresários e investidores que entenderam que o turismo é um grande negócio, e assim o setor foi se desenvolvendo, pois o objetivo era um só. O setor agrega 56 atividades, gera e distribui renda.

Naquele tempo, só existia três ou quatro pousadas. Uma do Rômulo, na serra do Panelão; outra do Toninho Zilli, na praça; a Pousada da Invernada e a outra, nem lembro. Hoje existe, em torno de 600 pousadas e pequenos hotéis, além de inúmeros restaurantes que servem, desde os tradicionais pratos caseiros da região até refeições da cozinha internacional.

Prazeres da Carne

Estava em evidencia no país, um suntuoso jantar denominado “Prazeres da Carne”. Wirto, convidou o Organizador para realizarem o lançamento do evento em Urubici. Foram convidadas entidades de classe, lideranças comunitárias e gente de todo o Brasil, que participaram do famoso jantar e curtiram os “Prazeres da Carne”. Não deu outra, foi um sucesso com repercussão nacional.

Abrajet Nacional

Outro fato que  que a comunidade viu acontecer, pelo esforço e amizades de Wirto foi a realização em Urubci do Congresso Nacional da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Wirto Schaeffer convidou o então presidente da ABRAJET Nacional, jornalista Evandro Novack, para que o Congresso fosse realizado em Urubici. E, foi, com destaque em toda a midia brasileira do setor. 

Um grupo de aproximadamente 100 jornalistas de todo o Brasil participou do Congresso. Foi um momento especial porque houve sincronismo entre autoridades, empresários, hoteleiros e restauranteiros se integrando ao evento, gerando uma divulgação nacional, quase sem custos.

Na ocasião, Wirto fez o lançamento da “Rota dos Jesuítas”. Consequentemente houve, está acontecendo e vai continuar a divulgação espontânea de Urubici. É impossível somar o dinheiro necessário para este fim.

Rota dos Jesuítas

Idealizada por Wirto Schaeffer “A Rota dos Jesuítas” integra 25 municípios, com apoio explícito de todos os prefeitos e empresários do setor turístico e terá como uma das principais atrações as belezas naturais da Serra da Rocinha, a BR-285, a primeira transoceânica do Brasil, ligando o Atlântico ao Pacífico.

Ex-senador e governador

O ex-governador Leonel Pavan destacou que foi autor da lei que criou a CDR-Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo no Congresso Nacional, o que levaria posteriormente à criação do Ministério do Turismo.  Na qualidade de Secretário de Turismo de Santa Catarinam lutou bravamente para a implantação dos Geoparques, em Santa Catarina, , tornando os cânions verdes latino americanos, o terceiro maior Geoparque do país.

Ex-Ministro

Participo de dezenas de reuniões, audiências e de vários fatos aqui no Congresso Nacional e Ministérios, acompanho de perto e dos bastidores os acontecimentos do Poder em Brasília. Aproveito para registrar o trabalho e o esforço de Vinicius Lummertz, enquanto presidente da Embratur e depois nomeado Ministro do Turismo. Ele foi gigante em suas ações.

“Organizar o setor para dar segurança aos investidores, explorando as multivocações do Estado. O ex-ministro, afirmou, ainda, que "é preciso entrar numa nova fase em termos globais. Precisamos honrar nossa grandeza e voltar a sonhar”. Durante o evento, Lummertz citou uma frase do poeta blumenauense Lindolf Bell, que centenas, senão milhares de pessoas pensam da mesma forma e,  Wirto Schaeffer, certamente, é uma delas:  “Menor do que o meu sonho eu não posso ser.”

Da Redação - Foto: Divulgação - Edição: Jornalista Artur Hugen