A Fundação Hospital Adriano Jorge é considerado um dos mais importantes centros de Ortopedia do Brasil, especialmente da região norte, com altíssima qualificação de seu corpo clínico, médico(a)s, enfermeira(o)s e colaboradores. Atende pacientes de todas as idades e classes sociais, sem distinção e, nada deixa a desejar sobre procedimentos, realizados por outros hospitais de Brasília, São Paulo ou outros estados.
Vamos destacar, nesta oportunidade, os traumas ortopédicos que afetam o sistema muscular e esquelético do corpo humano. Entre eles, estão fraturas nos quadris, entorses do punho, joelho, tornozelo, luxações.
Prevenção
O ortopedista e especialista em quadril na FHAJ, é o dr. Fernando Espinosa, homem modesto e atencioso com os pacientes e a todos que lhe procuram. É o cirurgião que realiza procedimentos de alta complexidade, e afirma que “a adoção de medidas preventivas aos acidentes é fundamental, tendo em vista a qualidade de vida e os hábitos no cotidiano da população”.
“As pessoas estão envelhecendo, e precisam ter mais precauções, pois os ossos vão ficando mais fracos e quebrando com mais facilidade. Atitudes de prevenção são importantes como a prática de exercício físico, uma boa dieta e cuidado de onde você vai se locomover para não cair e se machucar, seja na sua casa, no seu terreno, além de se proteger em calçadas, na rua ou em escadas ou banheiro ou banheiro com corrimão. Isso tudo tem de se analisar como prevenção”.
Para homenagear sua equipe de especialistas, destaque-se o profissionalismo de apenas um nome: o da médica Dara Lucia.
A FHAJ, faz parte das instituições de saúde do Estado do Amazonas; É vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, SUSAM e tem como finalidade primordial a assistência à saúde da população usuária do Sistema Único da Saúde (SUS).
História
Em que pese o destaque para o setor de ortopedia, o Hospital Adriano Jorge é uma fonte histórica rica de informações relacionadas a evolução da assistência à saúde em Manaus. Criado em 1953 e inaugurado em junho do mesmo ano, seu primeiro Diretor foi o Dr. Kronger Perdigão. O atual Diretor-Presidente é o dr. Aylon Menezes.
Foi neste hospital que a equipe do Dr. Zerbini, um dos médicos que mais contribuiu para a história da Medicina brasileira, realizou as primeiras cirurgias de tórax no Amazonas.
Em 2003 foi inaugurada a nova estrutura do Hospital, com um alto padrão físico e tecnológico, construído pelo Governo do Estado do Amazonas dentro das normas e diretrizes legais para construção de unidades de saúde, distribuído em cinco blocos, possibilitando o atendimento de várias especialidades pelo hospital.
Como Fundação, o Hospital passou a ter mais autonomia, podendo promover parcerias e convênios com entidades nacionais e internacionais, em todos os níveis da administração, visando obter recursos como contribuições, doações e financiamentos decorrentes desses convênios, inclusive com Emendas parlamentares, permitindo desta forma uma autonomia no planejamento do seu orçamento anual, além de contar com isenção total de tributos estaduais.
A Fundação abriu suas portas para o aperfeiçoamento profissional, criando Programas de Pós-graduação Lato Sensu, oferecendo inicialmente os cursos de Residência em Clínica Médica e Cirurgia Geral os quais, passaram a contemplar também outros cursos como de Otorrinolaringologia, Anestesiologia, Ortopedia e Traumatologia e, ainda é habilitado para realização de procedimentos de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde no Amazonas.
Depois de muitos esforços em 2008, a Fundação tornou-se Hospital de Ensino, Certificada pelo Ministério da Saúde, passando a servir de campo para a prática de atividades curriculares na área da saúde. Ainda em 2008, o Banco de Tecido Ocular Humano do estado, passou a funcionar nas dependências da Fundação.
Sempre com foco no crescimento e desenvolvimento buscando melhorias para atender seus pacientes, a Fundação alcançou mais duas importantes vitórias em 2012, conquistando a aprovação do seu Regimento Interno, assinada pelo Diretor-Presidente do Hospital na época, Dr. Raymison Monteiro de Souza e, em novembro do mesmo ano, o hospital foi Credenciado como o primeiro do norte do país a ser habilitado para realizar retirada e transplante de fígado, juntamente com uma equipe para realizar retirada de órgãos e tecidos no Amazonas.
Em complemento a essas habilitações, em 2013 foi autorizada a concessão da equipe para realizar retirada e transplante de fígado. Em 2014, a FHAJ realizou o seu primeiro Transplante do órgão humano e também renovou as concessões para realizar retirada e transplante de órgãos e tecidos no norte do Brasil.
Todas essas conquistas foram inspiradas na intenção de melhor atender a sociedade como um todo, buscando contribuir ativamente para o sucesso da assistência à saúde de forma integral.
Seu objetivo é ser um Hospital Público que atua na assistência, ensino e pesquisa de forma interativa, interdisciplinar e qualificada, contribuindo para melhoria dos níveis de saúde da população e para o desenvolvimento integrado da região.
Da Redação, com informações da Assessoria de Comunicação Social da FHAJ – Edição: Jornalista Artur Hugen- Fotos: Divulgação
20 de Setembro, 2024 às 09:38