Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Senado vai comemorar Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Tamanho da letra A+ A-
Flávio Arns propôs sessão especial no Plenário para marcar a data, celebrada em abril

O Senado fará sessão especial destinada a celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril. Proposta pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), a sessão será agendada pela Secretaria-Geral da Mesa, em data a ser definida.

O Dia da Conscientização sobre o Autismo foi incluído no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), destaca Flávio Arns no requerimento da sessão especial (RQS 88/2024). Diante da luta das pessoas com transtorno do espectro autista e suas famílias, a celebração da data traz visibilidade, debate e conhecimento sobre o autismo e suas vivências, argumenta o senador.

O parlamentar destaca objetivos e temas do evento, como a desmistificação sobre o autismo, esclarecimento sobre as definições do transtorno, dificuldades e preconceitos enfrentados e importância da convivência em sociedade. O evento também é oportunidade para discussão sobre temas como intervenções terapêuticas e medicamentosas, formação acadêmica dos profissionais especializados, acessibilidade, propostas de políticas públicas e desafios da educação inclusiva, diz Arns. Ele ressalta ainda a oportunidade para divulgação de depoimentos de autistas e de seus pais, responsáveis e terapeutas.

O requerimento da sessão também foi assinado pelos senadores Augusta Brito (PT-CE), Paulo Paim (PT-RS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Humberto Costa (PT-PE), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Romário (PL-RJ). 

Fonte: Agência Senado- Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado- postado por jornalista Artur Hugen