Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Comida di Buteco, para animar a festa em todo o país

Tamanho da letra A+ A-
Em que pese a gastronomia tradicional da roça, já está surgindo a comida de laboratório

Comida di Boteco foi criado em Belo Horizonte e contou com apoio de muitos abnegedados em todo o pais. A Revista Estação Brasi, divulgou desde sua criação o concurso ímpar e teve participação pioneira quando amigos de São Paulo e outras regiões se engajaram no projeto. O Maior concurso di butecos é o mais importante do setor inicou ontem(5 de Abril)e vai até o final de o dia 28 .

O concurso, entretanto, tem período diferente de duração dependendo da cidade. Em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro Goiânia e Salvador, a votação vai até o dia 05 de maio, já nos demais locais, até o dia 28 de abril.

A setor ativou a presença dos petiscos esquecidos e na mesa de saudosistas e novos consumidores, aquecedo. a economia das 56 atividades que movimentam a grande indústria do turismo.

Botecos, bares, iguarias, PêéFes, estufa, cerveja, comida popular. Às vezes é feira ou restaurante (até gourmet), mas o rango tem que ser raiz!

O Comida di Buteco 2024 conta com 1115 estabelecimentos inscritos, 145 deles localizados apenas em São Paulo. Para essa e outras quatro cidades (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Goiás), o período de votação vai de 5 de abril a 5 de maio, enquanto nas demais, de 5 até  2a abril.

O Preço médio é R$ 35.00 e pode repetir.

História

Desde 2000, o Comida di Buteco é o maior concurso de bares do Brasil, e tem como objetivo principal exaltar a cultura dos botecos e sua importância para as cidades, premiando os maiores destaques inscritos ano após ano.

A competição contempla ao todo 25 cidades brasileiras - neste ano, são 1107 bares inscritos - e funciona com um sistema semelhante ao dos campeonatos de futebol e de escola de samba, onde os votos formam um ranking e 20% dos últimos colocados não podem participar da edição seguinte.

Paraná

Somente em Curitiba mais de 40 particpam do concuro e inúmeros outra botecos em todo o rico e belo   território paraná afora;

Santa Catarina

Florianópolis tem o charme do Mercado Público Municipal e dezenas espalhados pelo lindo litoral catarinense com 700 quilômetrosde parais encantadoras. Lembre-se a que a serra catarinense é uma atração indescritível, com seus vinhos de altitude,maças e lugares para sonhar de olhos bem aberto.

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul, não deixa por menos, começando por Gramado Canela,, Caxias do Sul, onde (foi transmitido no Brasil pela primeira vez o desfile alegórico da Festa Nacional da Uva) Bento Gonçalves e sua consagrada Festa Nacional do Vinho, as belezas se espalham Rio Grande afora. Outro exemplo de uma gastronomia farta e cultural é a cidade de Pelotas. Bodegas e botecos fazem parte da história gauchesca. Aliás é a primeira vez que Porto estreia no concurso nacional “comida di Buteco”. Mas não se alongar é só visitar o centro histórico do, antigamente, Porto dos Casais é visitar o porto, hoje um renovado centro gastronômico sem esquecer o Chalé da Praça 15.

 Da Redação, foto: Divulgação - postado por Jornalista Artur Hugen