Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Caminhos da Neve, importante corredor de escoamento da produção e integração turística entre Gramado e Florianópolis

Tamanho da letra A+ A-
Além da produção primária as belezas naturais da região ~soa destaques internacionais, incluindo o Itambézinho que hoje faz parte dos Parques Geodesicos da Unesco

A rodovia BR-438 Rota Caminhos da Neve já consta no Sistema Nacional. O Dnit já tem todos os estudos e planejamentos necessários. O Governo Federal precisa promover os investimentos que os municípios reivindicam há mais de 30 anos.

Para o coordenador do Grupo Caminhos da Neve, Jaziel de Aguiar Pereira, “as lideranças regionais precisam se empenhar mais para que aconteçam os investimentos que irão inserir a região em um dos mais importantes corredores logísticos do sul do país”.

Jazielafirma ainda que "além da redução de mais de 100 km entre Gramado-Florianópolis que se viabilizará com a pavimentação entre Bom Jesus e São Joaquim, vai viabilizar a conexão com os portos da região de Itajaí via BR-486, que é extremamente estratégica para redução de custos de exportação.

Deputados e Senadores precisam aportando recursos e emendas de orçamento para que se viabilizem os investimentos. O Dnit também já tem estudos e planejamento para execução da BR-486 que fará a interligação entre Bom Retiro (BR-282) em direção a Brusque via Imbuia. Para municípios como São Joaquim e Urubici o trecho BR-438 (Rota Caminhos da Neve) junto com BR-486 é altamente estratégico para a exportação, O Brasil exporta em torno de 15% da produção de maçãs, e há um grande potencial de crescimento.

Fatos como esses precisam ser do conhecimento das autoridades federais e do RS e SC, para que promovam as melhorarias necessários para o escoamento de produção e a integração turística dos dois estados.

Tem se observado um crescimento na quantidade de veículos que trafegam nos Caminhos da Neve. A nova Ponte das Goiabeiras iniciada pelo Governador Moisés e concluída pelo Governador Jorginho Melo melhorou significativamente a segurança dos usuários, e tem se observado um crescimento significativo da quantidade de caminhões trafegam entre os dois estados utilizando o Caminhos da Neve.

Em Bom Jesus, um dos maiores desafios é a construção de uma ponte de concreto com duas pistas no Rio dos Touros e no Rio Cerquinha, Para o orçamento do Governo Federal os custos dessas obras é um “grão de areia”. Temos que cobrar das lideranças políticas e da sociedade ações objetivas. É vital que o Governo Federal assuma", destaca.

O coordenador ainda dise que "enquanto nada está resolvido é as Prefeituras que estão cuidando dessas rodovias. Em Bom Jesus por exemplo, a Prefeitura teve que fazer toda a restauração da passagem do Rio dos Touros numa ação da Prefeita Lucila Maggi Morais Cunha, que promoveu também a reforma na Ponte do Passo da Porteira que também fica no Rio dos Touros.

Atualmente no Caminhos da Neve os veículos precisam cruzar por dentro d'água e quando chove interrompe o tráfego, causando transtornos tanto para o escoamento de produção quanto para as comunidades, como é o caso das linhas de transporte escolar, que muitas vezes chegam ao rio mas não conseguem passar devido ao alto risco na passagem molhada e com cheias.

Vivemos numa região promissora, porém precisamos de investimentos na infraestrutura que são fundamentais para o desenvolvimento".

Só falta 10km; em SC

"É urgente a necessidade da publicação do edital para conclusão dos últimos 10km entre São Joaquim e a Ponte das Goiabeiras (divisa com o RS), trecho que tem projeto executivo, tem orçamento preliminar, tem licenças ambientais e já foi autorizado por dois Secretários de infraestrutura para que fossem feitos os atos preparatórios para a licitação, mas até o presente momento não se tem notícia da publicação do edital.

Existe grande expectativa das comunidades catarinense e gaúcha para os próximos dias quando o Governo catarinense estará em São Joaquim, conclui.

Da Redação, com fotos de Mychell Legnaghi -  Adobe Stock e divulgação - Edição e postagem jornalista Artur Hugen