Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Tecnologia de baixa emissão de carbono na pecuária leiteira é discutida na Agroleite

Tamanho da letra A+ A-
Castro, cidade do Paraná é considerada a capital nacional do leite

 

A cidade de Castro (PR), capital nacional do leite, recebe mais uma edição do Fórum de Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa.

A ação acontece nesta quarta-feira, 16, na Agroleite, considerado o mais completo encontro para lançar produtos, novas tecnologias e serviços, voltado para todas as fases da cadeia leiteira e que tem como objetivo apresentar o potencial da produção de leite no país.

O tratamento de dejetos animais para a geração de energia, como forma de melhorar a renda dos produtores rurais, agregando sustentabilidade, será o tema de encontro que tem como objetivo sensibilizar os envolvidos na cadeia de pecuária intensiva de gado de leite e corte para o uso de tecnologias que reduzam a emissão de gases de efeito estufa.

Serão três palestras com os temas: ”Plano ABC e a Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, que será ministrada pelo Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Sidney Medeiros; “Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva”, apresentada pelo consultor do Ministério da Agricultura, Cleandro Pazinato Dias e “Geração de Renda a partir dos Dejetos da Pecuária”, coordenada pelo Consultor do Ministério da Agricultura, Fabiano Coser.

Durante o ano de 2016, o projeto levantou modelos de tratamento de dejetos animais na suinocultura, seguidos da avaliação econômica. Os modelos viáveis foram difundidos por meio de fóruns nas principais regiões produtoras do Brasil. “Agora é o momento de difundir tecnologias para os produtores de bovinos de corte e leite do país, fomentando o uso de equipamentos e métodos que reduzam a emissão de carbono, além de divulgar e promover os benefícios da produção com baixa emissão, em modelo que pode ser seguido por produtores de todo o país”, explica o consultor, Fabiano Coser.

O Agroleite é um evento técnico voltado a todas as fases da cadeia do leite que busca através de sua programação apresentar o potencial de produção de leite da região nos aspectos qualitativo e quantitativo. Durante o encontro também são realizados fóruns, seminário internacional e painel para se discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor. 

O Projeto “Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, visa, ao longo de um ano, avaliar e disseminar alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos na pecuária, como parte do Plano ABC.

Plano ABC
O Plano ABC (Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas Visando à Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura)  é uma política pública composta de um conjunto de ações que visam promover a ampliação da adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis com alto potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa de combate ao aquecimento global.

É estruturado em sete Programas: 1) Recuperação de Pastagens Degradadas; 2) Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); 3) Sistema Plantio Direto (SPD); 4) Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN); 5) Florestas Plantadas; 6) Tratamento de Dejetos Animais; e, 7) Adaptação a Mudanças Climáticas.

Entre os compromissos firmados pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15), se destacam: ampliar o uso de tecnologias para tratamento de 4,4 milhões de m3 de dejetos de animais para geração de energia e produção de composto orgânico, além de recuperar uma área de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas por meio do manejo adequado e adubação, entre outras.

 
 

Artur Hugen, com informações do MAPA/Foto: Divulgação