Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Revestimento sustentável inédito no Brasil será lançado no Intersolar South America em São Paulo

Tamanho da letra A+ A-
Painel de filme fino, da alemã Calyxo, será apresentado durante o maior evento do setor solar na América do Sul, de 22 a 24 de agosto

Pela primeira vez no Brasil, o elegante painel fotovoltaico CX85Pro, da alemã Calyxo, com acabamento que se assemelha à pele de vidro, será apresentado durante a Intersolar South America, que acontecerá de 22 a 24 de agosto no Pavilhão Branco da Expo Center Norte, SP. Distribuído exclusivamente pela empresa Tek Energy no Brasil e representado no evento por meio da revendedora Ribeiro Solar, o revestimento funcional sustentável, além do design elegante e atual, é ideal para aplicação na fachada de empreendimentos comerciais, privados ou públicos.

A tecnologia solar chama atenção pela versatilidade de aplicação em projetos arquitetônicos e será exposta em uma coluna de 2,4m que irá demonstrar na prática o acabamento semelhante à pele de vidro.

“Há meses, mesmo antes da chegada desses painéis solares, já tivemos uma excelente aceitação de clientes pela tecnologia. Temos negociações em andamento para a instalação em um edifício comercial em Santa Catarina, no Paraná e outros estados do país. E, como a Intersolar South América é uma grande vitrine para o setor, aproveitamos a oportunidade, através da revendedora parceira Ribeiro Solar, para apresentar a tecnologia ao mercado”, explica o diretor comercial da Tek Energy Douglas Salgado.

A empresa Calyxo é uma das poucas fabricantes no mundo do painel solar de filme fino com tecnologia em telureto de cádmio (CdTe), um substrato que, se comparado ao silício, possui média mais eficiente na produção de energia renovável em climas com muita incidência de nuvens ou muito quentes, condições comuns em nosso país. 

“O painel solar de filme fino da Calyxo será um marco para a geração de energia sustentável e para o mercado da construção civil brasileiro. A tecnologia pode ser facilmente adaptada ao projeto arquitetônico como acabamento, e por este motivo tem sido chamada de revestimento funcional sustentável. Além do mais, no que diz respeito à geração de energia, o painel possui melhor performance com a luz refletida, sendo ideal para os dias nublados e também indicado para ambientes urbanos, onde há um alto consumo de energia e pouca superfície para a instalação de painéis”, comenta o diretor.

Revestimento funcional sustentável: uma solução estética em projetos arquitetônicos

Com uma estética lisa e aparência elegante com geração de energia, a tecnologia inovadora consegue substituir outros materiais utilizados como elementos arquitetônicos. É o caso do metal, das pedras, do porcelanato, do vidro e outros. É uma película fina feita de Telureto de Cádmio (CdTe), que fica entre duas folhas de vidro, sendo laminado o vidro posterior e temperado o frontal, o que garante a segurança e uma aparência similar às peles de vidro utilizadas em edifícios. São características que facilitam a integração do sistema de energia solar com a arquitetura, podendo gerar soluções criativas como a aplicação de painéis como brises, um elemento que controla a iluminação e ventilação das fachadas, revestimentos, pergolados, carport, entre outros.

“O Calyxo é indicado para áreas do edifício onde não há janelas e deve ser projetado em harmonia com o vidro convencional. Pode ser usado em uma parede cega ou no fosso de elevadores, por exemplo. Nesses locais, é comum que empresas e indústrias utilizem outros materiais como placas de ACM ou vidro para o acabamento. No entanto, esse investimento não apresenta o benefício da geração de energia limpa. Já o Calyxo, além de servir como elemento de design em projetos arquitetônicos, gera economia, pois é capaz de produzir a energia que pode ser injetada na rede elétrica e convertida em créditos na fatura”, explica o diretor.

O painel Calyxo tem superfície de 1,2m por 60 cm e pesa 12 kg. Foi aprovado nos testes, passou pelo processo de homologação junto ao INMETRO e possui elevada relação de desempenho com classificação positiva +2,5W/-0W. Há baixo índice de redução na performance com garantia de eficiência de 25 anos (mínimo de 80%). O investimento é a partir de R$ 850,00 o metro quadrado, incluindo todos os adicionais como cabos e inversores, e pode ser financiado em até 60 vezes com baixa burocracia. Não inclui os custos de instalação.

Sobre a Tek Energy

A Tek Energy é uma joint venture entre a Tecc4 (Energia e Telecomunicações) e a Tek Trade (trading) voltada para o suporte à integração de sistemas solares fotovoltaicos. Atua em parceria com escritórios de arquitetura e engenharia para oferecer soluções customizadas em energia solar para residências, condomínios, empresas e indústrias. É representante das marcas mais conceituadas no mercado internacional como o painel solar de tecnologia alemã Calyxo.

Foco no cliente, atualização tecnológica, customização de soluções e racionalização dos custos são os pilares do trabalho desenvolvido pela Tek Energy em Santa Catarina, e nos canais de vendas nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Mais informações: www.tekenergy.ind.br

Artur Hugen, com informações e imagens da Rota Comunicações