Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Amin e Cobalchini confirmam: ANTT vai protocolar no TCU proposta para obras prioritárias no trecho norte da BR-101

Tamanho da letra A+ A-
A confirmação foi obtida em reunião realizada em Brasília, com a presença do Deputado Valdir Cobalchini, coordenador da Bancada Catarinense, do Senador Esperidião Amin, do Diretor-Geral da ANTT, Rafael Vitale e outras autoridades

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou que vai protocolar, ainda em fevereiro, no Tribunal de Contas da União (TCU), a proposta com as obras prioritárias para Santa Catarina que serão executadas imediatamente. A confirmação foi obtida em reunião realizada nesta segunda-feira(20), em Brasília, com a presença do Deputado Federal Valdir Cobalchini, coordenador da Bancada Catarinense, do Senador Esperidião Amin, do Diretor-Geral da ANTT, Rafael Vitale, do relator do processo de repactuação das BRs 116 e 101, Felipe Queiroz, e de toda a equipe técnica da Agência. Segundo a ANTT, no próximo mês será enviado o relatório detalhado também à Bancada Catarinense com a lista das obras que serão executadas.

Os parlamentares poderão analisar se as principais demandas do estado estão contempladas. O senador Esperidião Amin destacou os pedidos emergenciais que serão fundamentais para a infraestrutura em SC. “Em relação a BR-101 Norte, levamos os nossos pedidos emergenciais. Primeiro: terceira faixa na altura da região de Itajaí, entre Porto Belo e Penha, como medida emergencial. Atendimento aos pleitos de Joinville, região no norte do estado.

Segundo: Pontos de Parada e Descanso com motoristas, um em Garuva, e outro em Itajaí. Terceiro: solução para o Morro dos Cavalos, indispensável viabilizar a construção dos túneis ou do túnel e, finalmente pedidos como de Biguaçu, Palhoça e São José para a execução das marginais ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, se possível, com iluminação, e também o pleito da cidade de Tijucas para as alças que permitirão a execução, em breve - uma obra do governo do estado - do Contorno da cidade de Tijucas. Estes e outros pleitos dos demais municípios, creio que estão bem encaminhados", destacou Amin.

O Deputado Cobalchini destacou: “Os principais pontos de interesse incluem o maior desafio viário do estado: a BR-101 no trecho Norte, especialmente entre Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha. Reiteramos à ANTT a necessidade urgente de intervenções nessa área crítica, com foco em terceiras faixas, vias marginais, viadutos e passarelas. Saímos satisfeitos, pois agora temos prazos definidos. A Bancada seguirá acompanhando, até que as obras se concretizem de vez”.

Amin e Cobalchini encaminham ofício à ANTT reiterando os pedidos referentes às demandas a serem incluídas na otimização do contrato de concessão da BR-101 Norte

O senador Esperidião Amin e o deputado federal Valdir Cobalchini, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, encaminharam ofício ao diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, reiterando os pedidos referentes às demandas a serem incluídas na otimização do contrato de concessão da BR-101 Norte.

Todas essas demandas foram apresentadas e discutidas na audiência da última segunda-feira (20), em Brasília, na presença do senador e do deputado, acima citados, além do próprio diretor da ANTT, Rafael Vitale, e do diretor Felipe Fernandes Queiroz, que é relator do processo de otimização do contrato de concessão da BR-101 Norte. Além dessa reunião realizada na capital federal nesta semana, outras audiências foram realizadas tanto na Agência, quanto no Ministério dos Transportes e nas audiências públicas que aconteceram na sede da ACIJ em Joinville, no auditório da Univali em Itajaí e no Hotel Favorita Golden, em São José. 

Além dessas audiências, foram produzidos documentos pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), pelo Fórum Parlamentar Catarinense, pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc) e individualmente por diversos parlamentares. 

Confira em anexo a lista das principais demandas que são fundamentais para que a otimização do contrato alcance os objetivos de melhorar o fluxo e atender os usuários desta rodovia de fundamental importância para a economia de Santa Catarina e do Sul do Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Gab. do Senador Amin - Foto: ANTT - postado por jornalista Artur Hugen