O Papa Francisco, cumpriu sua missão e aproveitou a Páscoa para fazer sua despedida orando com fieis. Sua fala mostrou sua saúde frágil, mas também a dignidade ficou evidente com suas expressões de amor, em sua última aparição em público. Sua honrosa despedida.
A Igreja Católica, agora se prepara para definir o sucessor do argentino, que comandou o cristianismo por doze anos. A escolha será definida no conclave, ritual, realizado sempre que um papa morre ou renúncia ao papado.
Com o pontificado vago, a Igreja Católica precisa organizar a cerimônia entre 15 e 20 dias. No conclave, até 120 cardeais com poder de voto no Colégio de Cardeais, e com menos de 80 anos, são reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, para que escolham o novo papa por meio de votação.
Ao todo, um cardeal precisa obter 2/3 dos votos para se tornar o novo líder da Igreja Católica. Durante a votação, os integrantes do Colégio de Cardeais ficam isolados, sem nenhum contato com o mundo exterior. Eles podem votar entre si, mas não podem indicar seus próprios nomes para o cargo.
Antes da votação, três cardeais são definidos como escrutinadores, que vão contar os votos do conclave. Além disso, um outro trio de cardeais são nomeados revisores do ritual.
A cada votação, os votos são queimados e depositados em uma chaminé da Capela Sistina, que indica ao mundo o resultado do pleito. Caso a fumaça saia preta, o colegiado ainda não chegou a um consenso sobre o novo papa. O novo líder da Igreja Católica é anunciado quando uma fumaça de cor branca for emitida.
Legado
O Jesuíta Francisco deixa um legado considerada dos mais importantes ao redor do mundo. Com humildade sempre que visitou países, ajoelhou-se e beijou o chão da terra visitada. chegou ao extremo de beijar pés de poderosos líderes.
Sempre ao lado do povo, em missões de fé, se misturou ao lado de pessoas que jamais imaginaou que aquele homem foi e é um homem de DEUS.
Em inúmeras oportunidades se passava por mais um transeunte ou trabalhador casual usando transporte coletivo para se sentir mais próximo do homem comum.
Seu legado de humildade, resiliência estão em missões diplomáticas, em países importantes e lugares onde se travavam guerras ferozes e descabidas, pregando a paz, fatos que estão registrados pelo imprensa.
Pediu perdão pelos deslizes de alguns membros da Igreja que descumpriram os preceitos do catolicismo e que magoaram muitas famílias. Deixou uma sinalização clara para que a Igreja conquiste um novo tempo de fé.
A imprensa mundial está focada e vai falar ainda muito sobre sua passagem histórica. E nós registramos as palavras de Francisco: “UM MUNDO JUSTO É POSSIVEL...”
E, mais: mensagem enviada por seguidor do BANCADASULISTA, acrescenta que: "belas imagens e ações do Papa Francisco, a sua fé e visão humanitária, certamente, nos farão falta !
Da Redação – Foto: Franco Origlia/Getty Images – Edição Artur Hugen