Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governador acompanha andamento das obras da SC-120 entre Curitibanos e São José do Cerrito

Tamanho da letra A+ A-
Colombo vistoria obras na Serra Catarienense

Com investimentos de quase R$ 100 milhões, pelo Governo do Estado, a SC-120, entre os municípios de Curitibanos e São José do Cerrito, já começa a receber as primeiras camadas de asfalto. Na tarde desta sexta-feira,15, o governador Raimundo Colombo acompanhou as obras que devem estar concluídas até a metade do ano que vem. O trecho tem aproximadamente 40 quilômetros.

Raimundo Colombo destacou que o trecho vai ligar duas das mais importantes rodovias federais em Santa Catarina, a 282 e a 470, e que a obra traz um novo cenário econômico para quem produz. “Essa região tem um grande potencial agrícola que vai ao encontro de uma prioridade de Santa Catarina, que é aumentar a produção de grãos. Com o asfalto tudo melhora e toda a população ganha oportunidades de crescimento”, apontou Colombo.

O presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, informou que, no início dos trabalhos, houve alguns atrasos por conta das dificuldades envolvendo as características do próprio solo no local, mas agora o cronograma das obras ganhou um novo ritmo. “Os problemas foram superados e hoje temos várias frentes de trabalho com toda a estrutura de britagem e a usina de asfalto em pleno funcionamento. Muito em breve, este será um sonho realizado para toda a comunidade dos dois municípios”.
 

Frei Rogério, Colombo conhece ampliação de cooperativa que reúne produtores de alho

Após passar por Curitibanos, o governador Raimundo Colombo seguiu para a comunidade de Núcleo Tritícola, no município de Frei Rogério, onde conheceu as obras de reforma e ampliação da Cooperativa Regional Agropecuária do Meio-Oeste Catarinense (Copar). A Cooperativa reúne 132 produtores de alho. 

Segundo a presidência da Cooperativa, foram os recursos do programa SC Rural que possibilitaram a expansão. Foram dois projetos que totalizaram quase R$ 1 milhão. Com os recursos foi possível melhorar a infraestrutura e adquirir equipamentos como empilhadeira, banca de beneficiamento e uma máquina para a classificação de alho.

“O nosso papel é reconhecer a força desse trabalho, desse modelo de união e ajudar no que for preciso para que a atividade possa crescer e a vida do produtor melhorar. O Governo está atento às necessidades fiscais e de preço para que o produto catarinense seja cada vez mais competitivo e qualificado”, informou Colombo. 

Para a safra desse ano, os associados da Cooperativa devem produzir cerca de 2,2 mil toneladas de alho. O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho, Rafael Corsino, elogiou a forma como o Estado apoia a produção, através de programas como o SC Rural e disse que o Estado tem todas as condições de aumentar a produtividade. “Santa Catarina é um produtor expressivo, já foi um dos maiores do país com produtores que gostam e sabem trabalhar. Tenho certeza que o Estado conseguirá manter esta tradição ou até mesmo ampliar suas áreas plantadas”, concluiu.

Artur Hugen, com GSC/Foto: James Tavares / Secom